domingo, 8 de maio de 2011

Para quem não ama de verdade

Por que as pessoas que amamos nos machucam?

Não consigo entender porque ferimos o coração das pessoas que amamos sendo que é pra elas que deveríamos dedicar todo tipo de respeito e cuidado.

O problema é que nosso ego e amor próprio não estão interessados em ser humildes e caridosos. No final das contas, é o meu coração e são os meus desejos que de fato interessam pra mim. Se for preciso passar por cima do amor de alguém pra que eu alcance minha satisfação pessoal, farei isso.

Essa é nossa vida, é assim que subsistimos. Erroneamente, claro, porque nos esquecemos que, se não cuidamos do coração de quem está próximo a nós, um ciclo infeliz se formará ao nosso redor. É a tal Lei da Ação e Reação. E o pior de tudo é que nem o interesse próprio tem funcionado. Nem o interesse de não ferir o outro para que ele não me fira tem sido motivo suficiente para mover corações e impedir-nos de machucar.

Há um discurso muito bonito vagando por aí dizendo “ame ao próximo!” E então você prega o amor ao mendigo jogado na calçada, prega a caridade, prega a justiça de tratar héteros e gays sem preconceito, prega a importância do respeito a um estranho qualquer; mas você nem sequer vive o amor para seu melhor amigo. Pregamos o amor às crianças famintas da África, mas não dispensamos amor sincero nem ao menos àqueles que dizemos amar de verdade.

“Eu te amo” virou vírgula no meio de uma frase qualquer, solta no caminho que trilhamos em busca da felicidade.

Não é à toa que Caetano Veloso, grande músico propagador de verdades sobre a vida, já cantava aquele clássico de Peninha que diz: “quando a gente gosta é claro que a gente cuida”. Afinal, essa deveria ser a realidade mais natural da nossa vida limitada, passageira e egoísta: cuidar de quem amamos.

Pena que, muitas vezes, vivemos a maior das incoerências dessa vida, dizemos amar, mas com nossas atitudes só sabemos ferir, matando no outro o sentimento que dizemos sentir por ele: o amor.

4 comentários:

  1. Todas as vezes que você critica as pessoas que usam o "Eu te amo" como se fosse vírgula eu penso duas vezes antes de repetir isso pra ti. Fossem mil 'pensadas', repetiria com toda segurança: TE AMO LI! E TO COM MUITAS SAUDADES!!! uù

    ResponderExcluir
  2. ótimo mana...
    o amor é como uma flor,deve ser cuidada diariamente, pra que não venha a morrer um dia..

    ResponderExcluir
  3. Lili eu tinha certeza que não me arrependeria de perder uns minutos para ler o seu blog! Que texto lindo e autentico, a sua cara rsss.. amei to refetindo até agora nas verdades que disse!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos comentários, gente.
    Fê, vc sabe que a recí´proca é verdadeira e eterna, né?

    E o "Eu te amo" meu, do fundo do coração, vale pra vcs tbm, meninas: Lu e Drê.

    Drê, é muito bom saber que conseguimos fazer alguém pensar com o que escrevemos... Muito bom mesmo!
    Obrigada!
    Beijos. :)

    ResponderExcluir

É muito bom receber seu comentário!