quinta-feira, 11 de março de 2010

Carta àquele que não é si próprio

Hoje eu estava dando uma olhada em alguns arquivos do meu computador e encontrei o texto abaixo.
Na verdade, o escrevi em 2008, ano em que vivi uma fase bem complicada emocionalmente falando.

Resolvi escrever, num desabafo - tom que quase todos os meus textos possuem - uma crítica à passividade com que alguém que eu amei muito encarava a vida. E acho que ainda encara.

Enfim, apesar de ser uma "carta" dedicada à uma pessoa em especial, essas linhas podem valer para outras pessoas. Inclusive agora, ao de ler esse texto depois de quase 2 anos, percebi que tenho alimentado muitas das atitudes que critico no texto. Talvez seja a hora de reavaliar alguns dos hábitos da minha vida.


Carta àquele que não é si próprio


Você é uma mentira, uma farsa.
As coisas que você diz não são as que você faz.
As coisas que você demonstra gostar, você nem gosta tanto assim.

Já parou pra pensar nisso?

Esses ares de pessoa que aproveita a vida, essa ‘pinta’ de sociável não é você!
Eu sei que não!
Você parece tão simpático, tão doce, tão aprazível.
Tudo ludibriação, tudo conversa, tudo mentira!

Inclusive, se eu pudesse atribuir mais um sinônimo à palavra ‘mentira’, o sinônimo seria seu nome.
Eu sei que embaixo da máscara que cobre seu rosto existe alguém que quer atenção, quer amigos, quer ser amado e admirado. Mas também sei que até hoje não conseguiu nada disso de alguém. Ok, ok... Conseguiu. Mas não foi o suficiente, não foi pra vida toda. Nem pra boa parte dela.

Por isso, você é uma farsa.

Porque você não tenta se doar um pouco antes de querer ter suas necessidades satisfeitas?
Você vive num mundo que não é seu, com sonhos que não são seus, numa vida que não é sua. Vive uma vida que VOCÊ acha que os outros vão gostar, preocupando-se com o que elas acham, com o que elas vão pensar se você fizer assim ou assado.

E você é assim, mesmo jurando que não.

Teus valores estão enferrujados, seu amor está empedrado.
Empedrado nesse seu coração que pode ser de tudo, menos de carne.
Aí vem você falando que todos se aproximam de ti por interesse, te dando uma sensação de que todos querem te “passar a perna” e te derrubar.

Mas o mundo não quer te derrubar, querido! Ele todo nem te conhece pra querer isso. O que todos os serem humanos iriam querer com alguém que nem tem amor-próprio?

Não ache que as pessoas conspiram contra você. Ei! Ninguém quer roubar sua felicidade!
Pra ela acontecer, SÓ DEPENDE DE VOCÊ!
Descubra que o mundo, na verdade, não é composto só por seu umbigo. Ele é feito por cada um que está perto de você, por cada pessoa que pode te querer bem, por cada um que pode te ensinar algo e te fazer alguém melhor. A Terra é vastíssima, querido. É cheia de cores, de sensações, lições, de VIDA!

Viva a vida! Não se permita morrer aos 20 anos, 40, 70, 100. Não aceite a solidão, não aceite a mesmice, não tolere a enxurrada de idéias, conceitos e “achismos” alheios que só querem te fazer de fantoche.

Acorde!

Se é que você entende minha profundidade ao escrever-te esse texto...

2 comentários:

  1. Caramba! É isso que eu chamo de um bom texto.
    Reflexivo, apelativo, inovador, original.

    ResponderExcluir

É muito bom receber seu comentário!