quarta-feira, 27 de agosto de 2008

- O poder da saudade

Certa vez ouvi uma frase que dizia que "as pessoas entram na nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem" (L.Tonet).

Fiquei imaginando como essa frase, que parece ser tão simples, pode expressar de forma tão completa uma verdade: a verdade de que há pessoas que passam por nós, e que nos marcam pra sempre.

Durante nossa vida, conhecemos pessoas, convivemos com elas, criamos afinidades, e muitas se tornam nossas amigas de verdade. Sentimentos profundos que nos une, que nascem no coração. Admiração, respeito, carinho, o puro amor...

Aí, muitas dessas pessoas que entraram na nossa vida, simplesmente deixam de nos fazer companhia. Algumas pelas circunstâncias da vida; outras partem cedo demais...

No meio disso tudo e de uma vida tão conturbada, ficam registrados na memória bons momentos, risadas, viagens, conversas... Momentos de incerteza que resultaram na mais pura felicidade.

Porquê é que têm que ser assim? Porquê temos que crescer, deixarmos de ser inocentes, puros, felizes com as coisas mais simples?

Porquê é que quando olhamos fotos do passado, parece que não tínhamos do que reclamar da vida?

O pior é que, se há uma verdade, é a de que grande parte dos maus hábitos que adquirimos na vida, os contraímos justamente depois que "perdemos" nossa infância.

Talvez devessemos ser mais nostálgicos, mantendo fresco na memória tudo de bom que aprendemos em nossa meninice.

Dos que não estão mais entre nós, ficam as saudades e o agradecimento pela vida de luta, de sorrisos, de palavras de ânimo e de exemplo.

Hoje eu enxergo que não preciso chorar de saudade, mesmo que ela doa e talvez jamais cicatrize.

“E quando o dia não passar de um retrato colorindo de saudade o meu quarto, só aí vou ter certeza de fato que eu fui feliz".
Fotografia/ Léo Jaime e Leoni - meu coração se aperta como se presentisse um estado de eterna saudade.



(Foto: set/2006. Um dos melhores anos da minha vida. Na ocasião, comemoração de dois aniversários com os amigos reunidos)


Conversando com as paredes? Junte-se a nós e fale com gente!

3 comentários:

  1. Eiiiiiiita, só agora q me toquei do seu blooog!!!
    Vou te colocar nos nosso favoritos! ;)

    Bjjjjss...

    Rafa.

    ResponderExcluir
  2. Eu estava presente em umas dessas noites... ^^ ...que legal poder recordar que ao menos 1% das vezes estive com vocês.

    *saudades*

    ResponderExcluir

É muito bom receber seu comentário!