segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Coerência

“Palavras podem até me conquistar temporariamente, mas atitudes me ganham ou me perdem para sempre”


Hoje eu entendo qual é a maior qualidade que um homem pode ter.

Nada de maturidade, respeito, inteligência, sensibilidade... Alguns poderiam até enumerar sinceridade, dinheiro, beleza...

Mas não. A maior qualidade que um homem pode ter foge de características acessórias, aquelas que são apenas adereços.

Eu me refiro à característica de sermos coesos, ou seja, a maior qualidade que um homem pode ter é agir de pleno acordo com aquilo que ele diz ser e crer.

Explico.

Um homem que diz ser inteligente vai provar isso de fato, ou não, naturalmente, com o passar dos dias.

Um homem que se diz sensível, vai mostrar sua sensibilidade através de suas ações doces e educadas, ou não. É natural, é lógico.

Portanto, um homem que deixa claro que é um tremendo trapaceiro e vive uma vida de trapaça, está apenas sendo coerente, afinal, aquilo que ele disse que era foi comprovado! É simples.

Ainda não fui clara? Ok. Detalho ainda mais:

O que falta no mundo não são homens que dizem odiar a injustiça, são aqueles que provam odiá-la através de suas ações.

Não faltam homens que gritem aos quatro ventos: “não tolero mentiras!” Faltam homens que, através de sua vida, não praticam o que dizem ser intolerável.

As pessoas não carecem de homens que falem de amor. Nós precisamos de homens que pratiquem o amor, daqueles agem genuinamente em nome desse sentimento.

Talvez agora você se pergunte: é possível resumir tudo isso em apenas uma expressão? A resposta é uma só: sim! E a palavra que resume é HONESTIDADE - verbete que parece não existir na vida da maioria dos seres humanos.